O Rio Urubu é cortado pela BR-174, e define o limite municipal entre Manaus e Presidente Figueiredo. Este rio faz parte da bacia hidrográfica de mesmo nome, sendo afluente do Rio Amazonas (Figura 1). Possui águas escuras avermelhadas, apresenta PH de 4,44 e condutividade elétrica de 20,80 μS.cm-1 (HORBE, OLIVEIRA, 2008). O mesmo apresenta orientação de drenagem no sentido NO - SE em sentido paralelo aos demais rios desta porção.
Neste ponto a geologia é composta pelas formações pertencentes ao grupo Trombetas (formações Nhamundá, Pitinga, Manacapuru) e os registros de depósitos cretáceos da Formação Alter do Chão, encaixados em estruturas de abatimento do tipo graben desenvolvidas sobre a Formação Nhamundá (SOUZA & NOGUEIRA, 2009).
Geomorfologicamente esse porção é caracterizada pelo domínio de Baixos Platôs da Amazônia Centro-Oriental que são recobertos por Mata de Terra Firme, ocupam expressivas extensões da porção oriental do estado do Amazonas e são caracterizados por terrenos baixos (em cotas inferiores a 200 m), com solos espessos, pobres e bem drenados (em geral, Latossolos Amarelos) (DANTAS, MAIA, 2010).
Nenhum comentário:
Postar um comentário