quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

 RIO TAPAJÓS 



Rio Tapajós e Rio Amazonas >> Encontro das Águas




O Rio Tapajós nasce no estado de Mato Grosso. Recebe o nome de Tapajós neste ponto em que se unem os rios Juruena e Teles Pires. Faz divisa entre os estados do Amazonas e Pará, banha parte do estado do Pará e deságua no rio Amazonas na altura da cidade de Santarém, estado do Pará. 
Drenando uma área de 460.200km2, a bacia hidrográfica do Tapajós estende-se totalmente em território brasileiro. Entre seus formadores destaca-se o rio Arinos, devido à sua maior vazão d'água, apesar de o Juruena se constituir no formador mais extenso. 
O Tapajós, propriamente dito, não apresenta tributários de grande importância, percorrendo uma extensão da ordem de 795 km, até desaguar na margem direita do Amazonas. Apresenta declividade média inferior às dos seus formadores, um leito acidentado até a Cachoeira de Maranhãozinho e grande número de ilhas deste ponto para jusante. Os formadores do Tapajós, Arinos e Juruena, não podem ser considerados navegáveis, devido ao grande número de obstáculos encontrados ao longo de seus cursos.
O Rio Tapajós é um dos principais afluentes da margem direita do Amazonas. No período de verão, com a redução no volume de água, o Tapajós revela quase 100 quilômetros de praias ao turista. Na sua foz, em frente à cidade de Santarém, proporciona o encontro de suas águas claras com as barrentas do Amazonas, sem misturar-se. O rio Tapajós possui uma peculiaridade entre os afluentes do Amazonas: suas águas são cristalinas.


Praia de Alter do Chão

O Rio Tapajós, no oeste paraense, tem muitas praias, as quais podem ser visitadas via terrestres ou pelo próprio Rio, ao longo de toda sua extensão. As praias mais conhecidas estão entre os municípios de Belterra e Santarém: Alter do Chão, Ponta do Cururu, Maracnã, Arariá, Ponta de Pedras,  Maria José, Pindobal, Cajutuba, Jamaracá, Maguari, Santa Cruz e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário