sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Rio Xingu



         Alto - Rio Xingu

O Rio Xingu é um rio do Brasil com aproximadamente 1979 km de extensão, que começa em Mato Grosso e é afluente pela margem direita do rio Amazonas no estado do Pará.

O rio Xingu nasce em Mato Grosso, ao norte da região do Planalto Central, na união entre as serras do Roncador e Formosa, aos 600 m de altitude.

O rio se alimenta com a confluência de três rios principais: pelo oeste, o rio Ferro (400 km), que recolhe as águas do lado oriental da Serra Formosa, com seus afluentes Steinen, Ronuró e Jabota; pelo sul, o rio Batovi (330 km); e pelo leste, o rio Culuene, o mais importante e caudaloso, um grande rio de 600 km de extensão que recolhe as águas do lado noroeste da Serra do Roncador e possui muitos afluentes, como os rios Auiita, Culiseu, Tanguro, Sete de Setembro e Couto Magalhães.

O rio Xingu tem suas fontes em uma região onde outros importantes rios brasileiros também nascem como o rio Teles Pires e o rio Guaporé, afluentes do rio Amazonas, ou o rio Cuiabá, que desagua na Bacia do Rio da Prata, a mais de 4.000 km de distância.

A região de sua nascente está no Parque Indígena de Xingu. O rio Xingu corre em seu curso alto na direção sul, dentro do parque, por uns 150 km, um trecho em que recebe vários afluentes, como os rios Manissauá-Miçu, Arraias e Suiá-Miçu (450 km). Ao sair do parque entra na Área Indígena Jarina, onde recebe os rios Huaiá-Miçu, Aiuiá-Miçu e Jarina. Neste trecho o rio é atravessado a unos 40 km a oeste de São José do Xingu (5.267 hab. en 2010 pela rodovia BR-80, em um prolongamento que a liga com Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário